“Jay Guru Dev”
DATAS:
- MÓDULO I – 24, 25 e 26 de novembro de 2017 (sexta 18:30 às 21:30h / sáb e dom 09:00h às 18:30h)
- MÓDULO II – 5, 6 e 10 de dezembro de 2017 (das 09:00h às 18:00h)
PALESTRA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO: 7/nov – 20h30h – R. Cotoxó, 961, Pompéia
(reservar vaga: yogashrivivekbrasil@gmail.com)
Curso baseado na ciência de Shri Vivek Yoga
O sistema de massagem tradicional hindu é o sistema mais antigo e eficaz voltado para equílíbrio do corpo e da mente. A AYURVEDA, mãe de todas as ciências, é um sistema milenar natural de relaxamento, limpeza (física e mental) e rejuvenescimento do organismo humano.
Os métodos ensinados são baseados nos métodos originais do Ayurveda transmitidas pelo mestre auto-realizado Shri Guruji Swami Vivekananda, do Nirpeksha Sannyas Ashram(Khadana, Índia), que segue a tradição de transmissão de sabedoria tal como é realizada na Índia pelos grandes mestres da história, tendo o yogui indiano Jivan Vismay (Centro Shri Vivek Yoga, Barcelona/Espanha) como seu discípulo direto responsável pela introdução das técnicas no Ocidente.
A MASSAGEM AYURVÉDICA
Devido ao ritmo frenético que a sociedade se encontra, tem crescido o interesse pela Massagem Ayurvédica no Ocidente. O Ayurveda é o único sistema de massagem que personaliza a técnica com aromas, óleos, ervas, manipuladas de acordo com a necessidade de cada pessoa. Segundo a constituição (vata, pita ou kapha) se manipula o corpo para equilibrar os 05 elementos (ar, água, terra, fogo e espaço). As manipulação estimulam a produção de anticorpos e fortalecem os componentes vitais, gerando um intercambio de energia entre dois corpos. Quando damos ou recebemos massagem, não só manipulamos os músculos, a pele e os ossos, mas também trabalhamos com as energias físicas e mentais.
De acordo com com o estado físico e mental de cada um, se define a parte do corpo a ser massageada e as manipulamos de forma adequada para que o trabalho tenha uma coerência psico-física e a massagem chegue gradativamente ao seu objetivo: equilíbrio entre o corpo e a mente.
Com a Massagem Ayurvédica podemos ativar aqueles que se encontram em estado de ociosidade (estagnação física e desmotivação mental), aumentando o seu nível de energia, ou podemos acalmar aqueles em estado de stress (dores, fadiga mental, ansiedade).
Para que qualquer terapia chegue ao seu objetivo, é importante que o profissional seja capaz de identificar a causa do desequilíbrio/desarmonia. Por isso, este curso de massagem é baseado na ciência de Shri Vivek, que integra yoga, ayurveda e alimentação para alcançar a limpeza interna e externa.
O CURSO
Este é um curso livre intensivo, que tem como objetivo transmitir os métodos da Massagem Ayurvédica, dando a iniciação aos participantes para seguirem utilizando as técnicas milenares transmitidas pelos sábios da Índia.
O curso aborda a sabedoria em todas as dimensões da ciência Yoga-Ayurveda: física, emocional e energética.
Este curso é formado por 2 módulos independentes (é possível realizar apenas 1 módulo) e não exige experiência prévia com massagem e nem ter conhecimentos prévios de Ayurveda. Ao final do curso, os participantes recebem certificado emitido pelo Yoga Shri Vivek Brasil e pelo Nirpeksh Sannyas Ashram (Índia).
PÚBLICO-ALVO
O curso é uma oportunidade para aqueles que querem descobrir mais sobre as emoções e a saúde e é recomendado não só para quem quer aprender as noções básicas de Ayurveda, mas também para quem já possui algum conhecimento e quer reciclar sua experiência, adquirindo outros métodos de manipulações ayurvédicas tal como é transmitida entre gerações na Índia.
O curso tem como objetivo dar condições necessárias e habilitar os participantes para o exercício, em benefício pessoal ou em âmbito profissional, das milenares técnicas da massoterapia indiana para prevenção, manutenção, recuperação da saúde e harmonia do corpo e mente.
É um curso aberto ao público, sendo assim é um curso LIVRE, destinado a todos que demonstrem interesse pelo tema e pessoas interessadas em qualidade de vida e a profissionais como médicos, biólogos, farmacêuticos, psicólogos, terapeutas, massoterapeutas, esteticistas, fisioterapeutas, enfermeiros, naturólogos, agentes da saúde em geral, alunos e profissionais de Ayurveda, pessoas ligadas à cultura e filosofia hindu, professores e alunos de Yoga, antropólogos , etc.
Para aqueles que já são da área de saúde, o curso serve como um complemento e uma especialização na área da ayurveda.
PROGRAMA E CONTEÚDO DO CURSO
Este curso é formado por 2 módulos independentes (é possível realizar apenas 1 módulo) e não exige experiência prévia com massagem e nem ter conhecimentos prévios de Ayurveda.

CONTEÚDO DO CURSO:
O curso combina teoria e prática:
- Introdução à ciência Ayurveda
- Anatomia e filosofia da Ayurveda para a saúde
- Os 3 doshas e os 5 elementos
- Óleos e aromas para cada constituição
- Indicações e contra-indicações da massagem ayurvédica
- Manipulação yóguica de pernas, braços, costas, coluna vertebral, ombros e pescoço
- Massagem abhyangam básica de pernas, braços e tronco
- Respirações para o terapeuta e para o paciente
DIAS E HORÁRIOS:
24 a 26 de novembro de 2017 (sexta das 18:30 às 21:30h, sábado e domingo das 09:00h às 18:30h)
LOCAL: Espaço Shri Vivek Yoga & Ayurveda (R. Cotoxó, 961, Pompéia – SP)

CARGA HORÁRIA: 24 horas
CONTEÚDO DO CURSO:
- As 3 constituições (vata, pitta, kapha) e diagnóstico
- As cinco forças vitais (pranas) do corpo
- A digestão e a beleza
- Manipulações, amassamento e massagem de pernas (pés, panturrilhas, coxas e glúteos); tronco anterior (pélvis, ventre, plexo solar, tôrax); braços e mãos; tronco posterior (sacro, costas e coluna vertebral)
- Respirações para o terapeuta e para o paciente
DIAS E HORÁRIOS:
- 5, 6 e 10 de dezembro de 2017 . das 09:00h às 18:00h
LOCAL: Espaço Shri Vivek Yoga & Ayurveda (R. Cotoxó, 961, Pompéia – SP)
+ DETALHES E INSCRIÇÕES:
yogashrivivekbrasil@gmail.com / (11) 953 590 170
Para inscrever-se, solicite a ficha de inscrição
CONFIRA A NOSSA AGENDA DE ATIVIDADES – 29/nov a 6/dez